O 1º passo: Criar uma relação de confiança
Estudos em psicologia e comportamento mostram que o acompanhamento do rendimento do aluno, por parte dos pais, possui um efeito de exigência, cobrança e controle para o aluno.
Muitos pais ainda olham para as avaliações escolares como um termômetro para controlar a pressão sobre o tempo livre e as atitudes dos jovens.
Para conseguir lidar com o desempenho escolar dos filhos sem gerar conflitos, recomenda-se estabelecer com eles uma cultura de comunicação aberta onde pais e filhos podem expor os seus sentimentos e dúvidas sem se sentirem ameaçados.
Assim ficam mais à vontade para construir, juntos, meios mais eficientes de alcançar os objetivos académicos estabelecidos.
O 2º passo: É o diálogo
É necessário descobrir onde estão as dificuldades do aluno, essa é a chave para o sucesso. Se a avaliação não tiver esse propósito, ela não serve e não ajuda a ninguém.
Os pais podem ajudar e questionar:
- Como te posso ajudar?
- Que dificuldades concretas tens? (perceber se é uma matéria específica, se é a dificuldade na compreensão, na aplicação prática, muitas vezes como no caso da matemática, saber não é suficiente é necessário “treinar”)
- O que tem tirado a tua motivação para estudar?
- O que teria de acontecer para melhorares os teus resultados na disciplina X?
- O que podes passar a fazer para teres mais concentração/disciplina nos estudos?
Após entender quais as dificuldades do aluno através do diálogo e questões pertinentes, e não como apenas com exigências e cobranças passar para o passo seguinte…
O 3º passo: Plano de ação
As notas baixas não devem ser motivo para punição, os pais podem ajudar os filhos a passarem por esse processo sem traumas, desenvolvendo maior autonomia e aumentando a autoestima.
Os filhos devem sentir-se amados por quem são e não pelos seus resultados!
E os pais podem apoiar identificando as melhores estratégias para os problemas encontrados.
Juntos podem criar um plano de ação:
- Gestão de tempo e tarefas de forma equilibrada
- Criar rotinas realistas e que funcionem na prática
- Reforçar hábitos de sono e alimentação saudáveis
- Procurar ajuda e apoio escolar especializado
Com o objetivo de ajudar pais e alunos nesse desafio, a DS Academy facilita a conciliação entre aluno, escola e família proporcionando apoio escolar individualizado, com experiência em identificar as soluções que melhor se adequam às necessidades de cada aluno.
Com anos de experiência no apoio escolar individual, com professores especializados e no ativo, fazendo uso de estratégias de aprendizagem simples e práticas a fim de tornar o processo de aprendizagem menos desgastante para todos os envolvidos, na DS Academy temos como missão preparar os estudantes para um futuro académico de excelência.
Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela DS Academy consulte:
Instagram: @academy.thedsfit
WhatsApp: +351 964 961 633
Website: www.dsacademy.pt